terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Processo de retirada do Exame.

O processo de N°12674/2010 foi relatado pelo conselheiro Mário César Barreto Moraes no CONSUNI em 21/10/10. O processo tem origem da aprovação do CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) na reunião em 30/09/2010. Distribuído ao relator do CONSUNI em 08/10/2010.
Na reunião do CONSUNI em 21/10/10 a conselheira Marlene de Fáveri pediu vista. Fazendo com o processo passasse a ser discutido nas próximas reuniões do CONSUNI.

Esse processo tem por objetivo alterar o Art. 147 do Regimento Geral da UDESC. Que trata da retirada do exame e a alteração da média semestral. A proposta apresentada no CONSUNI e que foi aprovada pelo CONSEPE foi a seguinte:
Art. 147. A avaliação do aproveitamento é feita pelo professor e expressa numericamente em escala de 0 (zero) a 10 (dez), do seguinte modo:
I - é considerado aprovado o aluno que obtiver média semestral igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) e freqüência não inferior a 75% (setenta e cinco por cento);
II- a média semestral, de peso 6 (seis), representa o aproveitamento do aluno na disciplina e é obtida através da média oriunda das notas atribuídas a testes, trabalhos e/ou relatórios distribuídos ao longo do período letivo.

Os argumentos gerados para essa alteração foram os seguintes:
O novo sistema de créditos, que ampliou o período do semestre letivo de 15 para 18 semanas, que dificulta a aplicação do exame final.
- Que existem estudos que consideram que a avaliação semestral com média seis (6) mais adequada a padrões de exigências, posto que muitos alunos deixam a desejar ao longo do semestre, pois sabem que conseguem recuperar notas no exame final.
- Que em consulta informal realizada com os Diretores de ensino, os mesmos concordaram com esta modificação.
- Que a nota de aprovação 6 (seis) é hoje adotada pela maioria das Instituições de Ensino Superior.

O relator Mário César Barreto Moraes achou que a média semestral de peso 6 (seis) não era uma média adequada para uma instituição que busca qualidade de ensino e então ele decidiu mudar para 7 (sete), o que gerou muitas discussões, levando a conselheira Marlene de Fáveri pedir vista.

O relator disse que "A média 5,0 (cinco) é efetivamente muito baixa para uma Universidade que pretende ser referência no ensino superior. Os alunos, via de regra estruturam sua aprovação no Exame Final com média final 5,0 (cinco). Embora a média semestral 6,0 (seis) com 3 (três) avaliações no mínimo, seja um avanço. Este relator entende que a média 7,0 (sete) proporciona, de fato, maior rigor e traduziria melhor a qualidade de Universidade, entendo que, não porque a maioria das IES [Instituições de ensino superior] adota 6,0, a UDESC deveria fazê-lo. Efetivando as instituições de referência nacional praticar a nota 7,0 (sete) ou até 8,0 (oito) e não 5,0 (cinco) ou 6,0 (seis). Neste sentido, o voto do relator é que os parágrafos I e II passem a ter alterada a redação somente no que tanger a média de 6,0 (seis) para 7,0 (sete), permanecendo no mais inalterado.".

Dessa forma o processo permanece em discussão no CONSUNI, e será agora relatado pela conselheira que pediu vista Marlene de Fáveri.

Mais informações sobre o processo clique aqui e faça o download do arquivo em PDF que contém todas as folhas do processo. E para ver o que os estudantes do CCT pensam sobre esse processo clique aqui.

Jonathan T. J. Neto

4 comentários:

  1. pois é, no fim das contas o que nos resta é lutar pelos nossos diretos desde já e não esperar que as pessoas que nunca se mexeram para o bem do estudante venham a se mexer bem agora nesse momento crítico

    ResponderExcluir
  2. eu sou a favor da retirada do exame, no final vai dar na mesma. Imagine aquele aluno que passa todo o semestre estudando e se esforçando e passa direto, enquanto aquele que estudou pouco fez o exame e passou, quem é que no final saberá mais, aquele que passou o semestre estudando, ou quele que estudou tudo em uma semana? Sei, vão dizer "nóis estuda e mesmo assim não passa", então o "nóis" não estudou o sulficiente, ou realmente existe algo assim tão milagrosso que nasceu com todo o conhecimento inato? "isso aumentaria a evasão escolar" Bla bla bla... o que realmente vale, poucos profisionais PROFIOSIONAIS ou bastante "meia bocas" por ai... onde voce iria num médico neurologista bom, ou em vários péssimos? "isso aumentaria o tempo de curso", eu por explo antes de decidir fazer este curso, pensei COMO EU IRIA FAZER, e o tempo extra que eu iria precisar (e parece que vou mesmo hehehehe)
    Então, na verdade a coisa resume-se em "dessamoldar-se", que também em filofia significa próximo ao exercicio de liberdade, ou seja, nós estamos mau acostumados à novas experiencias e desafios. Em suma, isso não seria humanamente impossivel, então vamos encarar! Não como "acomodação" à opinião, mas sim como algo que ira, futuramente, melhorar nossa formação! Mesmo que sejam poucos os formandos faremos desses formandos os melhores profissionais!

    Essa coisa de quantificar o QI de uma pessoa é um absurdo mesmo, a nota, não mede nada, eu concordo, pricipalmente se o METODO de medi-la é jurássico ou fútil, mas nós ESTAMOS preocupados com ela, é como O Domingão do Faustão, todo mundo fala mau, mas assiste... então, quando me perguntam; "QUAL é sua média?" eu respondo; "o QUE vc sabe sobre mecanica classica?" se insistir coma 1° pergunta eu respondo "foda-se!", e se continuar insistindo respondo "Quer tomar um conhaque? Sabe, uma vez eu vi um crete bebado, foi doido.... bla bla bla..".

    ResponderExcluir
  3. Interessante sua opinião. Mas exclamo o seguinte: O processo foi criado não exatamente para melhorar o ensino, e sim para resolver um problema que o calendário da UDESC sofre. Esse problema é devido a falta de tempo para aplicar o exame, que é fruto de início das aulas tardia.
    Então lhe pergunto: Porque devemos aceitar a retirada do exame se estamos confundindo os problemas? Não acha que deveria ser feito um estudo prévio dos impactos que esse processo, se aprovado, irá gerar?

    Não me sinto confortável em saber que vários cursos sofrerão drasticamente com reprovações em massa e evasão escolar. Devemos considerar que nem todos os centros serão beneficiados com esse processo.
    Eu mesmo fui beneficiado com o exame. E não fiquei em exame devido o motivo que você relata "Estudar uma semana antes", foi uma questão de amadurecimento. Estudar álgebra II pela primeira vez é MUITO difícil. Estudei por horas, todos os dias, e mesmo assim não consegui me dar bem nas primeiras provas. Mas ao decorrer da disciplina foi amadurecendo os conceitos, mesmo assim não pude alterar a nota das primeiras provas. O que me fez ir para o exame. O meu beneficio está diante do papel da universidade "fazer os estudantes evoluir durante o curso". Não queremos apenas gênios formando-se, queremos que todos tenham o direito de aprender, independente do tempo que eles levam para amadurecer. Mesmo os médicos, eles não são gênios, e com certeza demoram a aprender, provavelmente em muitas disciplinas, mas porque eles precisam repetir a disciplina para ser uma aprendizagem significativa?
    No CONSUNI lutarei e votarei em não ser aprovado esse processo. Digo não a retirada do exame.
    Fica aí minha opinião. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. é realmente vc tem razão, mas vc mesmo disse que este problema se trata da questão do calendário academico, então não reduziria-se o problema à uma questão de "logistica e planejamento universitario"?! O que eu disse, foi sobre a questão da qualidade da formação, e não o processo em si, então, poderiamos disser que o tempo que se leva à amadurecer e apreender é realmente pouco, imagine se vc tivesse a mesma matéria de algebra 2 com o dobro do tempo, exemplo, um ano em vez de um semestre apenas? Seria melhor não? Sim, mas somente na questão de aproveitamento e desenvolvimento, isso acarretaria um problema de tempo na universidade, e etc... então dai resulta em um problema de logistica mesmo, "mais eficiencia com menos esforço", neste caso temos o o processo de aprendizagem...

    Mas enfim, temos varios doutores de diversas areas da educação, pq será que um deles não se coçou em aprimorar verdadeiramente o processo de ensino? A começar pelas questões da nota e tempo de estudo... pq? pq? pq? são varias as indagações estúpidas que fazemos nesse país, e todas elas são voltadas de alguma forma ao governo, pq será? pq? pq? pq? hehehehe

    ResponderExcluir